A discussão sobre a divulgação dos valores dos imóveis vendidos ultrapassa a simples questão de acesso à informação. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Com o aumento dos preços das habitações, é cada vez mais evidente a necessidade de recorrer a soluções de habitação mais flexíveis. Opinião de Gustav Greyling, License Partner da Engel & Völkers Sintra e Oeste.
O valor médio dos imóveis para arrendar em Portugal voltou a subir, mantendo a tendência de crescimento dos últimos meses. Em termos anuais, registou-se um aumento de 8%, com os preços a subirem de 1.200 para 1.300 euros. Face a Fevereiro de 2025, a subida foi de 4%.
O futuro do marketing imobiliário poderá passar por uma maior integração entre automação e personalização.Opinião de Francisco Mota Ferreira.
A casa própria já não é um destino obrigatório, mas sim uma escolha entre várias possibilidades. Tiago Ferreira do Imovirtual & OLX.
A verdadeira essência da gestão imobiliária reside na sua capacidade de transformar não apenas espaços, mas também a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos com o espaço à nossa volta. Opinião de Nuno Santos, Assistente Convidado na ESAI - Escola Superior de Actividades Imobiliárias.
A importância das visitas técnicas aos imóveis é muitas vezes subestimada no processo de compra e venda e, em muitos casos, a inexistência de um relatório que comprove o seu real estado é algo que nem sequer é tido em linha de conta pelo cliente comprador ou pelo cliente vendedor. Opinião de Francisco Mota Ferreira.
Mais do que se preocupar, o setor imobiliário precisa olhar a IA generativa como uma oportunidade para modernizar processos e reforçar a segurança. Opinião de Vicente Alencar, Cofundador e CTO da Plaza.
Os preços das casas para arrendar em Portugal aumentaram 3,9% em Fevereiro face ao mesmo mês no ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo de 16,4 euros/m2 no final do mês de Fevereiro, tendo em conta o valor mediano.
Há aquela sensação que muitos partilham: as saudades da primeira casa. Porque, mesmo que a tenhamos deixado para trás, mesmo que tenhamos mudado para algo maior, mais confortável ou melhor localizado, aquela primeira casa será sempre especial. Opinião de Francisco Mota Ferreira.